Contato
Sem categoria

O Crescimento da dívida pós pandemia e a blindagem patrimonial

17 de julho 2 min. de leitura

Dividas das empresas chegam a 1,2 trilhões e acende alerta vermelho para recuperação de
crédito.

O endividamento das empresas atingiu níveis altos em 2021, o que pode significar um aumento da dificuldade em honrar pagamentos afetando o credor e o mercado de crédito. Segundo estudo do Jornal Estadão, a dívida bruta das companhias mais que dobrou nos últimos dez anos. Passou de R$486 bilhões para R$1.2 trilhão – um aumento de cerca de 150%, contabilizados com a inflação e alta do dólar. Nesse cenário de dificuldades econômicas somadas à complexidade da blindagem patrimonial, torna-se extremamente desafiador recuperar dívidas e garantir êxito nos processos de execução.

blindagem patrimonial é um conjunto de instrumentos legais e é utilizada para proteger o patrimônio pessoal dos empresários e seus sócios. Porém, também pode dificultar muito os processos de cobrança de dívidas e execuções judiciais. Num momento de alta do endividamento e crise pós-pandemia, a questão acende uma luz de alerta para o mercado de crédito, uma vez que os processos de blindagem inicialmente regulares, também podem se tornar um complexo labirinto burocrático com brechas para ocultação de patrimônio.

Dados indicam aumento de Falências e RJ

Segundo dados da Serasa, no pior momento da pandemia, nos primeiros meses de 2021 houve um crescimento de mais de 80% nos pedidos de recuperação judicial, sendo que para o ano, a previsão era de um aumento de 13%, em comparação com 2020. Números que indicam as dificuldades geradas pela crise em vários setores da economia.

O mercado de crédito deve estar atento aos efeitos da crise e consequentemente ao aumento da insolvência e pedidos de falência e recuperação judicial, processos que por lei dificultam o recebimento da dívida devido a hierarquia do plano de recuperação judicial que coloca os credores no final da fila para recebimento. Esse é um dos obstáculos do burocrático processo de blindagem patrimonial que pode atrasar a execução judiciária e deixar o credor de mãos vazias, isso sem mencionar diversos outros contornos, como as offshores, paraísos fiscais e holdings familiares que criam um verdadeiro caos para o credor.

Cuidados com a estratégia jurídica de cobrança

De acordo com o departamento de inteligência da Range, o conjunto de blindagem patrimonial, que num primeiro momento é útil para preservar patrimônio de pessoas físicas, numa época de pandemias, turbulências ambientais e crise econômica pode e deve ser monitorado e investigado a fim de detectar os indícios de irregularidades e diminuir o risco em caso de grandes operações financeiras. Entre em contato conosco e saiba mais.