A checagem de dados é fundamental para processos de análise de crédito do varejo e de operações financeiras, tais como fomento mercantil, fundos de investimento e o crédito empresarial. Para atender essa demanda a estrutura do departamento deve ser hábil em obter esses dados de forma consistente e com rapidez para minimizar os riscos relacionados ao empréstimo, agilizando os processos de tomada de decisão.
Um grande escopo de informações da atividade de pessoa jurídica e pessoa física são encontradas em algumas centenas de sites públicos e privados. Para uma checagem básica de cadastro basta consultar os birôs de crédito, mas para uma análise de crédito mais completa, é necessário um aprofundamento de informações disponíveis a nível nacional, em sites governamentais, entre eles a Receita Federal, Poder Judiciário e todos os órgãos regulatórios da atividade econômica. A grande quantidade de dados a serem checados dificulta a agilidade da análise de crédito, o que pode ser decisivo para o sucesso do negócio.
A complexidade da internet e a demanda de tempo
Uma grande dificuldade desse processo, é a necessidade de se fazer a busca manual, o que significa ter que consultar um site de cada vez e analisar as informações obtidas. Este processo demanda muito tempo e gera custos, pois é necessário toda uma equipe treinada para acessar e estruturar a pesquisa da análise de crédito.
Essa tarefa, dependendo do volume de CNPJs ou CPFs a serem analisados, pode levar dias e semanas, e deve ser feita principalmente no setor que trabalha com aprovação de crédito no varejo, ou empréstimos do setor financeiro em empresas com foco B2B. O primeiro passo é checar as informações básicas de cadastro.
Para realizar uma análise básica de dados cadastrais é necessário seguintes dados:
- Razão Social
- CNPJ
- Data de abertura
- Endereço
- Telefone
- NIT/PIS/PASEP
- Situação de funcionamento
- Ramo de atividade
Os dados complementares, para uma análise de crédito mais detalhada são:
- Protestos,
- Processos,
- Imóveis,
- Antecedentes,
- Certidões negativas de débito,
- Atividades controladas;
E também podem ser encontrados documentos extras, como balanços, situação fiscal, contratos, impostos, entre outros.
Soluções para agilizar a checagem
Os dados podem auxiliar o gestor na identificação das irregularidades evitando inadimplência, fraudes e até esquemas de lavagem de dinheiro. Além do tempo investido na checagem dos itens citados acima, outro ponto para a performance da empresa é a agilidade na tomada de decisão que é um fator importante para a viabilidade de negócios na área financeira.
De acordo com analistas da Range Inteligência, uma solução para esse problema são as plataformas tecnológicas de análise de crédito, que podem processar dezenas de CNPJs e CPFs em poucos minutos, encurtando o trabalho e agilizando exponencialmente o processo, com informações atualizadas que cobrem todo o território nacional.
Foi pensando nessa necessidade que a Range desenvolveu uma tecnologia de análise de crédito para empresas do setor financeiro ou que trabalham com aprovação de crédito. A plataforma desenvolvida checa centenas de fontes governamentais e privadas, disponibilizando todas as informações necessárias e atualizadas para uma validação total de crédito de empresas e pessoas físicas, reduzindo em minutos um procedimento de pesquisa que levaria semanas para ser executado de maneira manual.
Entre em contato para saber mais.